5 indicadores financeiros que toda startup precisa acompanhar (mesmo no começo)
Contabilidade

5 indicadores financeiros que toda startup precisa acompanhar (mesmo no começo)

Sua ideia é ótima. Mas o que os números estão dizendo?

Tempo de leitura: min

Toda startup começa com uma ideia brilhante e muita motivação. Mas ideias não pagam contas nem garantem crescimento sustentável. Para transformar inovação em negócio sólido, é fundamental acompanhar indicadores financeiros que mostram a saúde real da operação, mesmo antes de atingir grandes faturamentos.

Mesmo na fase inicial, métricas como CAC, LTV, runway, burn rate e MRR ajudam a entender se os esforços estão sendo eficientes e onde ajustes são necessários. Segundo dados do Sebrae, startups que monitoram indicadores-chave têm até 30% mais chances de sobreviver aos primeiros cinco anos de operação (fonte).


Indicadores que não podem faltar

Como usar esses indicadores, na prática

A Simples Já oferece contabilidade digital com dashboards claros que acompanham esses KPIs em tempo real. Com relatórios estratégicos, é possível antecipar problemas, ajustar estratégias e apresentar dados confiáveis para investidores e parceiros.

Mesmo startups em fase inicial se beneficiam de ter essa visão: ajuda a tomar decisões mais seguras, planejar investimentos, contratar com consciência e crescer sem comprometer a saúde financeira. Na Simples Já, transformamos números em percepções estratégicas para que você não dependa apenas da intuição — mesmo quando a receita ainda é pequena.