Contabilidade Consultiva para Youtubers – É melhor atuar como Pessoa Física ou abrir uma empresa
Contabilidade

Contabilidade Consultiva para Youtubers – É melhor atuar como Pessoa Física ou abrir uma empresa

A contabilidade consultiva para youtubers é um forma de atuação contábil, onde a contabilidade trabalha de maneira mais próxima com os seus clientes.

Tempo de leitura: min

O YouTube é a plataforma de mídia social mais popular pelo 2º ano consecutivo, conforme estudo do Pew Research Center.  Com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos conectados por mês, a plataforma bate mais de 1 bilhão de horas de vídeo visualizados por mês.

É fundamental contar com uma assessoria especializada e bem segmentada, pois o universo do empreendimento digital é novo e muitas atividades não são regulamentadas ou apresentam uma legislação em constante mudança.

Assim, a metodologia de contabilidade consultiva para youtubers pode ser muito boa. Pois, além de ajudar o influenciador digital a lidar com o seu dinheiro e impostos, também oferece um acompanhamento mais próximo e personalizado.

Se você deseja conhecer mais a respeito desse método de trabalho contábil, leia esse artigo atentamente. 

Tenha uma boa leitura! 

O que é contabilidade consultiva para youtubers?

A contabilidade consultiva para youtubers é um forma de atuação contábil, onde contador trabalha de maneira mais próxima com os seus clientes. No caso, deste artigo focaremos nesta atuação voltada para influenciadores digitais, no entanto, esse serviço serve para qualquer atividade econômica.

Esse é um serviço imprescindível para influencers pois sua renda é variável. Tendo fatores como engajamento, curtidas e números de visualizações afetando diretamente a sua receita. Nesse sentido, é muito importante que se tenha o mínimo de controle financeiro. 

Pois, apesar de ser uma área com uma boa remuneração, a fonte de renda também pode acabar de forma rápida. 

No cenário desenhado, ficou claro a forma como uma contabilidade consultiva para youtubers pode te ajudar, certo?  Para administrar o dinheiro, a contabilidade auxilia o Youtuber entender o fluxo de circulação do capital e como realizar o monitoramento de modo eficiente e estratégico, mês a mês. 

Para atingir este objetivo, seu contador elabora um planejamento que inclui suporte fiscal e contábil com impostos adequados. Fazendo esta gestão financeira, fica claro para o Youtube as informações sobre sua rentabilidade, simplificando o processo de monetização do seu canal.

Uma das maiores dúvidas desses profissionais é como receber o seu dinheiro. Por isso, continue nesse artigo para saber se o youtuber pode receber como pessoa física.

Confira também: Contabilidade para negócios digitais – Conheça a importância de uma contabilidade digital especializada.

Youtuber pode receber como pessoa física? 

Hora de responder à principal questão desse post: você acredita que processos de criação de PJ ou abertura de empresa são complexos e burocráticos e quer trabalhar como pessoa física no YouTube. Pode isso?

De antemão, a resposta é sim: o YouTuber pode atuar de modo autônomo ou freelancer, uma vez que a remuneração que recebe da plataforma não acarreta em vínculo empregatício. 

Entretanto, um ponto merece atenção especial: na grande maioria das vezes – por uma série de questões tributárias e diretrizes da plataforma – o modelo de pessoa física não é a melhor opção porque não é a mais lucrativa.

Nesse sentido, a contabilidade consultiva para youtubers será fundamental para a formalização do seu trabalho como youtuber. Uma vez que ela dará todo o auxílio e conselhos para que você possa tomar o melhor caminho para o seu negócio. 

Continue a leitura! Vamos te explicar como abrir uma empresa para turbinar seus lucros.

Com uma contabilidade especializada você não terá  embaraços para transformar seu canal em empresa

Como vimos, o caminho do sucesso no Youtube é pavimentado pela formalização do negócio, ou seja, a abertura de empresa.

Esta é a forma mais segura de organizar as atividades de seu negócio, veja: isso garante o registro da sua marca, permite a formação de uma equipe de peso e, de quebra, permite que você emita nota fiscal.

Estamos falando de lucros: no regime de pessoa jurídica, o empreendedor pode transformar faturamentos em Ads no YouTube. O que isso significa? Quer dizer que seus ganhos terão menor incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Então, qual o primeiro passo? Se o que você pretende é fazer muito dinheiro ao se apresentar para os internautas, o primeiro caminho é realizar o cadastro na Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE)

Esse cadastro é muito importante para o seu negócio, o CNAE representa um respaldo das atividades econômicas de empreendedores digitais e são regidas pelo Governo Federal.

Agora que você já entendeu a importância de formalizar seu canal, fique com a gente que iremos falar mais sobre as vantagens que você leva.

Ajuda na escolha do CNAE

Plataformas de Streaming são ambientes muito democráticos. Logo, o cadastro de sua atividade econômica irá variar conforme o tipo de assunto sobre o qual você trata.

Porém, uma descrição que geralmente abrange grande parte das atividades de um Youtuber é  Editor de Vídeo Independente (CNAE 5912-0/99). Este registro habilita o profissional a exercer atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados por legislação anterior.

Lembrando que uma empresa pode ter mais de um CNAE registrado para abranger melhor suas operações, mas cuidado: realizar registros para atividades que você não executa de fato vai resultar em operações tributárias desnecessárias. Conte sempre com uma empresa especializada em contabilidade consultiva para youtubers na sua tomada de decisão.

Vale destacar que a formalização por meio deste código possibilita o exercício da profissão dentro do regime de Microempreendedor Individual (MEI). A desvantagem aqui é que, na condição de MEI, o faturamento anual não pode ultrapassar R$81 mil.

Ajuda na gestão financeira

O processo de formalizar-se no mundo dos influencers pode parecer simples, mas esteja atento! 

Cadastrar-se em segmentos que estejam em desconformidade com as atividades que você de fato realiza ou desconhecer a legislação tributária do setor pode ser interpretado pela Lei como prática irregular da empresa, incorrendo em penalidades legais pertinentes.  E vai acontecer. É tudo questão de tempo.

Uma contabilidade consultiva para youtubers será ainda seu braço direito na hora de desenvolver seu planejamento tributário e fiscal, em questões previdenciárias e planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo.

Sem falar no assessoramento contábil de primeira na hora de investir seu capital, cuidar de seu patrimônio e tomar decisões que contribuam para o fortalecimento da marca.

Isso porque os negócios na web caminham sobre terreno movediço, seja em razão de constantes modificações nas diretrizes e algoritmos do ambiente digital ou por causa das aspirações do mercado, que mudam num piscar de olhos. 

Conheça a contabilidade consultiva da Simples Já!

Na hora de escolher qual atividade econômica melhor se encaixa no seu empreendimento, não deixe de contar com o apoio de uma contabilidade consultiva para youtubers, com especialidade em legislações que regem a produção para plataformas de streaming e nas diretrizes específicas do Youtube. E isso você encontra na Simples Já!

Somos uma contabilidade digital especializada, que trabalha com os mais modernos sistemas de gestão. Para garantir que seu negócio esteja em boas mãos, venha conhecer o nosso trabalho!

Garanta seu sucesso de sua carreira como Youtuber. Aposte certo! Venha conhecer os serviços da assessoria especializada do Simples Já Contabilidade!

Entre em contato com nossos consultores e conheça as vantagens. Para mais conteúdos, visite o nosso blog ou siga nossas redes sociais.

Continue lendo: Entenda a importância de uma assessoria contábil para influencer