CPF na nota fiscal: Conheça seus benefícios
Contabilidade

CPF na nota fiscal: Conheça seus benefícios

É bem comum, na hora de realizar o pagamento na caixa do supermercado, por exemplo o profissional perguntar: “CPF na nota?”. Mas você de fato sabe os benefícios de usar?

Tempo de leitura: 4 min

O CPF na nota é uma iniciativa dos governos estaduais de controlar a tributação fiscal do comércio, ou seja, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a sonegação de impostos.

E a pergunta que fica é: Quais estados tem programas de incentivo para que o consumidor peça o CPF no cupom fiscal?

São Paulo;

Maranhão;

Rio Grande do Sul;

Rio de Janeiro;

Alagoas;

Minas Gerais;

Bahia;

Amazonas;

Ceará;

Sergipe;

Rio Grande do Norte;

Paraná;

Distrito Federal.

Acima está a lista de estados e seus respectivos sites onde você pode encontrar sobre o programa e os benefícios de cada um.

Principais benefícios de colocar seu CPF na nota fiscal

Alguns estados, tais como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento, de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é no IPTU.

Sorteios de prêmios que vão de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Ocorrem mensalmente, sorteando notas dos consumidores. Quanto mais notas você tiver colocado no seu CPF, maior a chance de ser o ganhador – mas há limite da quantidade de notas por pessoa.

Alguns programas possibilitam que, a cada seis meses, o consumidor resgate créditos acumulados. O Nota Paraná permite que os créditos sejam convertidos em recargas para o celular. Já o Sua Nota é um Show, da Bahia, oferece a troca em ingressos para shows.

Cada estado possui seu próprio programa de benefícios, vale a pena pesquisar e conferir os oferecidos pelo seu. Vale super a pena um descontinho no IPVA ou IPTU, então não marque bobeira.