Por que Psicólogos não podem ser MEI?
Empreendedorismo

Por que Psicólogos não podem ser MEI?

Os psicólogos exercem uma atividade intelectual, ou seja, são responsáveis por tratar dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Para que os psicólogos possam atender como pessoa jurídica é preciso ter um CNPJ e aqui, vamos entender quais as melhores maneiras para que isso aconteça.

Tempo de leitura: 10 min

Por que Psicólogos não podem ser MEI?

O serviço de psicologia é descriminado como uma atividade intelectual, logo, não entra como uma atividade permitida pelo MEI, assim como arquitetos, advogados, médicos, por exemplo.

Já que psicólogo não pode ser MEI, como legalizar meu consultório?

Como pessoa jurídica, o psicólogo pode realizar a abertura de sua empresa como ME e optar, por exemplo ao SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) e optar por um tipo de regime tributário e assim emitir notas fiscais e pagar menos impostos. Entre as opções estão: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

O psicólogo atuando como autônomo pode estar pagando em média 40% do seus ganhos em impostos, uma carga tributária muito alta.

É o modelo de tributação mais escolhido, pelo fato de unificar o pagamento de impostos em apenas uma guia chamada de DAS (Documento de Arrecadação do Simples).

Em média esta opção pode ter uma carga tributária de 6% sobre o faturamento total, mas para conseguir este percentual, o psicólogo deverá ter no mínimo 28% do seu faturamento revertido em folha de pagamento, caso não tenha, este percentual de carga tributária sobre para 15,5%.

Neste tipo tributário os principais impostos federais são, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), esses dois impostos são apurados e pagos trimestralmente utilizando a receita desse período como base de cálculo bruta e com um percentual de presunção de seu lucro estipulado na legislação, de acordo com sua atividade.

Tem também o PIS/COFINS que incidem sobre a receita bruta e o ISSQN que é o imposto sobre o serviço municipal.

Este tipo de tributação não é indicado na maioria dos casos, pois não compensa para a maioria dos casos de prestadores de serviços da área da saúde, principalmente no caso dos psicólogos, tendo em vista seu alto custo de manutenção.

Como o psicólogo pode efetivamente ter seu CNPJ?

Inicialmente, o psicólogo precisa obter o registo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) que é o responsável por supervisionar o profissional e dar todo o respaldo necessário.

O segundo passo, é necessário separar os documentos para registrar na Junta Comercial da sua cidade, depois realizar o cadastro do CNPJ na Receita Federal, como também a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento para iniciar as atividades com os serviços que serão ofertados.

A documentação necessária é:

Qual a CNAE para psicólogo?

Atividades de Psicologia e Psicanálise: 8650-0/03, é o CNAE indicado para psicólogos.

Como fazer a abertura do CNPJ?

Para abertura de seu CNPJ, você precisa da ajuda de um contador, ele vai te dar todo o direcionamento para formalizar o negócio e as atividades, considerando todos os detalhes da carga tributária com segurança.

A Simples Já realiza esse processo, contamos com uma equipe de especializada para que a abertura de empresa seja simples, segura e rápida dentro das exigências do governo. Entre em contato com nossos especialistas.